Conheça os principais fatores de risco para o Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão é o segundo câncer que mais mata no Brasil. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que surgiram em 2020, no Brasil, cerca de 30 mil novos casos de câncer de pulmão. Desses, 85% dos diagnósticos estavam associados com o consumo de tabaco e seus derivados.
Além do tabagismo, você conhece os principais fatores de risco para o câncer de pulmão? Continue a leitura e te contaremos quais são e os cuidados necessários para evitar a exposição diante desses agentes.
Fatores de risco para o câncer de pulmão
Sempre que se fala sobre os principais fatores de risco para o câncer de pulmão, o tabagismo se apresenta como a maior causa. Além dele, outros assumem uma posição de preocupação, como o fumo passivo, a exposição ao radônio e a outros agentes cancerígenos e o histórico pessoal ou familiar.
Fumar
O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer no pulmão, as taxas aumentam consideravelmente em relação a uma pessoa que não fuma. A fumaça do tabaco é considerada tóxica e pode conter até 7 mil produtos químicos e alguns são venenosos.
Parar de fumar reduz os riscos, mas não os elimina.
O fumante não põe em risco apenas a sua saúde, mas também das pessoas que estão à sua volta, já que elas ficam sujeitas à exposição da fumaça. Um fumante passivo inala, além da fumaça principal, outro tipo de fumaça, a que é emitida pela ponta do cigarro.
Este outro tipo de fumaça possui bem mais substâncias cancerígenas que a aspirada pelo fumante. Os danos causados à população independem da faixa etária e se estima que até 40 mil pessoas morram por ano devido ao fumo passivo.
Exposição ao radônio
O radônio é o resultado da decomposição de urânio no solo e nas rochas, considerado um gás natural radioativo. É considerado um dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão, sendo o principal em pessoas não fumantes. Esse gás não possui cheiro, não pode ser visto e nem provado, só pode ser detectado com equipamentos especializados.
O Brasil possui um Programa de Risco de Radônio que é coordenado pelo serviço de geologia. Esse programa foi desenvolvido a pouco tempo e ainda estuda medidas para contenção da exposição ao radônio. Não se tem uma estimativa de câncer de pulmão originado da exposição ao gás.
Exposição a outros agentes cancerígenos
Outras substâncias que podem causar o câncer de pulmão muitas vezes são encontradas no local de trabalho. Entre elas podemos encontrar produtos químicos como amianto, arsênico, sílica, níquel, etc. Também minérios radioativos como o urânio, responsável pelo surgimento de radônio.
Pessoas trabalhando em construção civil, fundição de metais, indústrias, mineração e fábricas de bateria, por exemplo, podem ter risco aumentado de incidência do câncer.
História pessoal ou familiar de câncer de pulmão
Mesmo quando a pessoa já teve câncer e se recuperou, ainda há chance de reincidência. Não existe uma explicação exata para esse quadro, pois até aqueles que passam a ter uma vida mais saudável possuem riscos. Ingestão constante de bebidas alcóolicas e voltar a fumar são hábitos que podem aumentar as chances de reincidência do câncer.
Familiares de primeiro grau também podem ter câncer, mas não se sabe se é algo genético ou por exposições passivas a algum dos fatores. O histórico pessoal e/ou familiar é considerado um fator de risco que não pode ser alterado. Assim como a poluição do ar e a exposição a radiação.
Quando procurar um médico?
Você deve procurar um médico quando apresentar sintomas como tosse persistente, falta de ar, fraqueza ou cansaço e dor no peito.
Vale lembrar que nem sempre os sintomas estão associados com o câncer de pulmão. Uma pneumonia também gera tosse constante e outras questões respiratórias.
Fazer exames periodicamente é extremamente necessário para cuidar da saúde. Consultas de rotina servem para diagnósticos iniciais, facilitando possíveis tratamentos, principalmente na existência de histórico familiar para câncer.
As consultas de rotina ocorrem com um Clínico Geral e é ele quem solicita os exames de checkup. Quando é identificado alguma alguma alteração em seu corpo, o médico fará um encaminhamento para um especialista da área. Em caso de suspeita de câncer de pulmão, o encaminhamento será para um Cirurgião Torácico.
Cuide da sua saúde!
Ao entender os principais fatores de risco para o câncer de pulmão é importante assumir alguns métodos de prevenção. A eliminação de hábitos não saudáveis como fumar, inalar passivamente e se expor a certas substâncias reduz as chances de ocorrência do câncer de pulmão.
Não esqueça de fazer as consultas de rotina para cuidar da saúde.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados? Acesse nossa
Central Educativa!