Nódulos
Pulmonares
Nódulo pulmonar é um termo utilizado para caracterizar alterações encontradas em exames radiológicos como uma radiografia ou uma tomografia do tórax. Trata-se do surgimento de uma lesão ou opacidade no pulmão.
Normalmente, o nódulo possui forma arredondada e deve medir menos de 3 centímetros de diâmetro. Lesões com mais de 3 cm são classificadas como massa pulmonar e estão associadas a maior probabilidade de câncer de pulmão, em especial quando suas bordas são irregulares ou espiculadas.
O que pode ser?
A nomenclatura “Nódulo Pulmonar” refere-se a uma descrição de alteração radiológica que pode ser consequência de diversas doenças, por isso é o termo utilizado para se referir a essas alterações e classificá-las antes do estabelecimento do diagnóstico definitivo.
Diversas doenças podem se manifestar como nódulos pulmonares e, na maioria das vezes (90% dos casos), as causas são benignas, ou seja, não cancerosas.
As causas de nódulos pulmonares incluem alterações cicatriciais decorrentes de processos inflamatórios ou infecciosos antigos — que não necessitam de nenhum tipo de tratamento —, tumores benignos, quadros infecciosos atuais e até mesmo câncer de pulmão em suas fases iniciais. Principalmente pela possibilidade desta última alternativa, o estudo dessas alterações é fundamental.
Para investigar a causa do nódulo pulmonar, deve-se levar em consideração características individuais do paciente, como:
- Idade;
- Tabagismo;
- Doenças pré-existentes;
- Histórico familiar.
Além disso, os estudos precisam ser somados a características radiológicas do(s) nódulo(s) encontrados nos exames, ou seja, se ele é Regular; Irregular; Espiculado ou Calcificado. Logo, a junção dessas informações resulta numa estimativa de risco de malignidade e orienta na determinação se o nódulo representa alguma doença que precisa ser tratada ou apenas acompanhada.
Sintomas
Na maioria das vezes, os nódulos pulmonares são descobertos em exames realizados por outros motivos, visto que raramente geram sintomas. Por conta de seu tamanho reduzido, não interferem na respiração do paciente, nem provocam falta de ar. Por isso, se presentes, os sintomas serão mais provavelmente resultantes da condição que levou ao desenvolvimento do nódulo.
Além disso, quando presentes, alguns sintomas como falta de ar, dor no peito e tosse com sangue podem significar a presença de um tumor maligno.
Por isso, é importante procurar um médico especialista e realizar exames de imediato para identificar o seu caráter.
Entre em Contato
Hospital Albert Einstein
Av. Albert Einstein, 627
Pavilhão Vicky e Joseph Safra – Bloco A1 - Primeiro andar, sala 114.
Morumbi | São Paulo-SP
Hospital Albert Einstein
Tratamentos
Todo nódulo pulmonar deve ser avaliado por um médico especialista, seja cirurgião torácico ou pneumologista, para a definição da melhor conduta e tratamento, que pode variar desde a simples observação periódica, através de exames radiológicos, até a indicação de biópsias para analisar o nódulo.
Principais Dúvidas
Sobre o Médico
Dr.
Ricardo Terra
O Dr. Ricardo Terra é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Torácica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Completou mestrado pela Harvard University e doutorado e livre-docência pela Faculdade de Medicina da USP.
O atendimento humanizado, o respeito à individualidade de cada paciente e a empatia estão entre os pilares de atuação do Dr. Ricardo dentro da medicina oncológica.