Câncer de Pulmão
O câncer é resultante da proliferação de células do nosso corpo que sofreram mutações e mudam seu comportamento e características. Por exemplo, começam a se multiplicar de forma descontrolada, ganham a propriedade de invadir tecidos e a capacidade de criar colônias em outros órgãos (metástases).
No caso do câncer de pulmão, as células que sofrem estas transformações são originárias dos alvéolos (tecido pulmonar onde ocorre a oxigenação do sangue) ou dos brônquios (canais que levam o ar para os alvéolos).
As células cancerígenas formam agrupamentos que são visíveis em radiografias ou tomografias habitualmente como nódulos, tumores ou massas.
A principal causa do câncer de pulmão é o tabagismo, mas existem outros fatores que podem levar ao câncer de pulmão como a genética familiar, o tabagismo passivo, além da exposição a asbesto, radônio e poluição ambiental.
Entendendo o Câncer de Pulmão:
Diagnóstico, Tratamento e Inovações
Sintomas
Nas suas fases iniciais, o câncer de pulmão raramente causa sintomas e o fato de ser silencioso enquanto progride para fases mais avançadas dificulta o diagnóstico precoce e a possibilidade de oferecer um tratamento com alto potencial de cura como a cirurgia.
Até recentemente não existiam métodos eficazes para detectar o câncer de pulmão antes do surgimento dos sintomas, porém o uso de tomografia computadorizada com baixa radiação tem se mostrado eficaz na detecção da doença em estágios iniciais. Esta estratégia eleva a taxa de diagnóstico precoce para 80%, enquanto na detecção tradicional, quando os pacientes já se encontram com sintomas e buscam o diagnóstico, esta taxa é inferior a 15%.
Os principais sintomas para detectar o câncer de pulmão são:
- Tosse;
- Falta de ar e/ou respiração ofegante;
- Dor no peito;
- Tosse com sangue;
- Perda de peso;
- Rouquidão;
- Fraqueza;
- Dores nas costas.
É válido ressaltar a importância de consultar um médico caso note a presença de algum dos sintomas, principalmente se persistirem por mais de duas semanas.
Entre em Contato
Hospital Albert Einstein
Av. Albert Einstein, 627
Pavilhão Vicky e Joseph Safra – Bloco A1 - Primeiro andar, sala 114.
Morumbi | São Paulo-SP
Hospital Albert Einstein
Tratamentos
O primeiro passo, antes de considerar qualquer tratamento, é estabelecer o diagnóstico correto do tumor por meio das biópsias. Em algumas situações, após a identificação do tipo e subtipo do tumor, são realizados também testes moleculares para definir um tratamento ainda mais preciso. Logo depois, são realizados outros exames de imagem, a fim de verificar se o tumor é localizado ou se acomete outras regiões do corpo (metástases).
Por fim, com essa combinação, é possível realizar o diagnóstico preciso e efetuar o tratamento de maneira correta.
Atualmente, existem três modalidades principais de tratamento para o câncer de pulmão, que são:
- Cirurgia;
- Radioterapia;
- Tratamentos sistêmicos — como a quimioterapia.
A definição do melhor tratamento é feita de acordo com cada paciente. Os principais fatores que consideramos para a decisão do tipo de tratamento são as condições gerais de saúde do paciente e o grau de disseminação da doença. Quando localizada optamos por cirurgia e quando já são detectadas metástases optamos por tratamentos sistêmicos.
Principais Dúvidas
Sobre o Médico
Dr.
Ricardo Terra
O Dr. Ricardo Terra é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Torácica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Completou mestrado pela Harvard University e doutorado e livre-docência pela Faculdade de Medicina da USP.
O atendimento humanizado, o respeito à individualidade de cada paciente e a empatia estão entre os pilares de atuação do Dr. Ricardo dentro da medicina oncológica.