Câncer de Pulmão

O câncer é resultante da proliferação de células do nosso corpo que sofreram mutações e mudam seu comportamento e características. Por exemplo, começam a se multiplicar de forma descontrolada, ganham a propriedade de invadir tecidos e a capacidade de criar colônias em outros órgãos (metástases).

No caso do câncer de pulmão, as células que sofrem estas transformações são originárias dos alvéolos (tecido pulmonar onde ocorre a oxigenação do sangue) ou dos brônquios (canais que levam o ar para os alvéolos).

As células cancerígenas formam agrupamentos que são visíveis em radiografias ou tomografias habitualmente como nódulos, tumores ou massas.

A principal causa do câncer de pulmão é o tabagismo, mas existem outros fatores que podem levar ao câncer de pulmão como a genética familiar, o tabagismo passivo, além da exposição a asbesto, radônio e poluição ambiental.

Sintomas

Nas suas fases iniciais, o câncer de pulmão raramente causa sintomas e o fato de ser silencioso enquanto progride para fases mais avançadas dificulta o diagnóstico precoce e a possibilidade de oferecer um tratamento com alto potencial de cura como a cirurgia.

Até recentemente não existiam métodos eficazes para detectar o câncer de pulmão antes do surgimento dos sintomas, porém o uso de tomografia computadorizada com baixa radiação tem se mostrado eficaz na detecção da doença em estágios iniciais. Esta estratégia eleva a taxa de diagnóstico precoce para 80%, enquanto na detecção tradicional, quando os pacientes já se encontram com sintomas e buscam o diagnóstico, esta taxa é inferior a 15%.

Os principais sintomas para detectar o câncer de pulmão são:

• Tosse;
  • Falta de ar e/ou respiração ofegante;
  • Dor no peito;
  • Tosse com sangue;
  • Perda de peso;
  • Rouquidão;
  • Fraqueza;
  • Dores nas costas.

É válido ressaltar a importância de consultar um médico caso note a presença de algum dos sintomas, principalmente se persistirem por mais de duas semanas.

Entre em Contato

Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627

Pavilhão Vicky e Joseph Safra – Bloco A1 - Sala 210

Morumbi | São Paulo-SP

Hospital Albert Einstein

Unidade Jardina - Av. Brasil, 1085 - Jardim America, São Paulo - SP, 01431-000

Tratamentos

O primeiro passo, antes de considerar qualquer tratamento, é estabelecer o diagnóstico correto do tumor por meio das biópsias. Em algumas situações, após a identificação do tipo e subtipo do tumor, são realizados também testes moleculares para definir um tratamento ainda mais preciso. Logo depois, são realizados outros exames de imagem, a fim de verificar se o tumor é localizado ou se acomete outras regiões do corpo (metástases).

Por fim, com essa combinação, é possível realizar o diagnóstico preciso e efetuar o tratamento de maneira correta.

Atualmente, existem três modalidades principais de tratamento para o câncer de pulmão, que são:

• Cirurgia;
  • Radioterapia;
  • Tratamentos sistêmicos — como a quimioterapia.

A definição do melhor tratamento é feita de acordo com cada paciente. Os principais fatores que consideramos para a decisão do tipo de tratamento são as condições gerais de saúde do paciente e o grau de disseminação da doença. Quando localizada optamos por cirurgia e quando já são detectadas metástases optamos por tratamentos sistêmicos.

Principais Dúvidas

• Câncer de pulmão tem cura?

O câncer de pulmão tem cura, contudo a probabilidade de cura depende do estádio da doença. Estádio é a forma como classificamos se a doença é mais precoce ou mais avançada e, para tanto, consideramos o tamanho do tumor, se o tumor invade estruturas adjacentes, se compromete linfonodos (gânglios linfáticos que estão presentes na raiz do pulmão e no mediastino, que é a parte central do tórax) e se tem metástases para outras regiões do corpo.

Quanto mais precoce o câncer, maior a chance de cura. A classificação do estádio vai de I a IV.  Para avaliar o estádio do tumor, avaliamos a tomografia de tórax e também outros exames de imagem como o PET-Scan e a ressonância de crânio.

Em casos de dúvida, podemos solicitar biópsia das áreas suspeitas para metástases.

• Existe cirurgia para o câncer de pulmão?

A cirurgia é o tratamento que oferece a maior chance de cura para o câncer de pulmão em estádio inicial. Ela consiste na remoção do pedaço de pulmão onde o tumor está localizado em conjunto com os gânglios linfáticos da raiz do pulmão e do mediastino (parte central do tórax).

É fundamental uma retirada mais ampla do pulmão, não exclusivamente o nódulo, bem como dos gânglios linfáticos, para reduzir a chance de a doença voltar localmente. Incialmente, realizávamos as cirurgias de forma aberta, com grandes incisões e afastamento das costelas. Há cerca de 15 anos migramos para a cirurgia por vídeo, realizada por pequenas incisões, o que reduziu bastante o impacto da cirurgia.

Mais recentemente, adotamos a cirurgia robótica que agregou a vantagem da menor invasão proporcionada pela cirurgia por vídeo à uma visão e capacidade de dissecção superior.

• Como é feito o diagnóstico do câncer de pulmão?

É fundamental quando estamos frente a um câncer de pulmão, definir o tipo, subtipo e perfil de mutações associados, pois estas informações podem interferir na escolha do melhor tratamento para seu caso. Estas informações sobre o tumor são obtidas através da análise de um fragmento obtido por biópsia ou do tumor todo após retirada cirúrgica. Podemos obter fragmentos do tumor através de biópsia transtorácica guiada por tomografia ou por broncoscopia.

A biópsia transtorácica guiada por tomografia é um procedimento executado por um médico radiologista especializado em intervenções. Com o paciente sob sedação, o radiologista faz uma tomografia, localiza o nódulo e remove um fragmento puncionando o nódulo com uma agulha.

O procedimento é todo orientado pelas imagens da tomografia obtidas em tempo real. A broncoscopia é um exame semelhante à endoscopia digestiva e também é realizada sob sedação. Consiste na introdução de um aparelho flexível pelo nariz que segue até os brônquios onde o tumor está localizado. Então, são realizadas biópsia com uma pinça que é introduzida por dentro do aparelho.

Sobre o Médico

Dr. Ricardo Terra

O Dr. Ricardo Terra é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Torácica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Completou mestrado pela Harvard University e doutorado e livre-docência pela Faculdade de Medicina da USP.

O atendimento humanizado, o respeito à individualidade de cada paciente e a empatia estão entre os pilares de atuação do Dr. Ricardo dentro da medicina oncológica.