Cirurgia Robótica Torácica
A cirurgia robótica torácica é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo assistido por robôs. As manobras realizadas no console pelo médico-cirurgião certificado, são reproduzidas dentro do corpo do paciente pelas pinças robóticas.
A técnica traz inúmeros benefícios. Para os pacientes, reduz o tempo de hospitalização, diminui os riscos pós-operatórios e colabora com a rápida recuperação.
Para o médico, oferece maior amplitude de movimentos, ergonomia, controle de tremores, ganho de olhar tridimensional e maior campo de visão cirúrgico, permitindo assim uma dissecção mais precisa e delicada.
Sobre a Cirurgia Robótica Torácica
A cirurgia robótica torácica é indicada para tratar as doenças que acometem o pulmão e o mediastino de forma minimamente invasiva - quando comparada a cirurgias convencionais onde seria necessário grandes incisões e afastamento de costelas.
Através do equipamento robótico, o cirurgião habilitado passa a ter uma visão 3D e em alta resolução da área operada, permitindo com que ele alcance regiões de difícil acesso para executar o tratamento proposto.
As principais condições que afetam a região e podem ser beneficiadas através desta modalidade cirúrgica são:
- Nódulos pulmonares;
- Câncer de pulmão;
- Metástase pulmonar;
- Tumores do mediastino;
- Bronquiectasias;
- Cirurgias do esôfago;
- Cirurgias no diafragma.
Entre em Contato
Hospital Albert Einstein
Av. Albert Einstein, 627
Pavilhão Vicky e Joseph Safra – Bloco A1 - Primeiro andar, sala 114.
Morumbi | São Paulo-SP
Hospital Albert Einstein
Como funciona a Cirurgia Robótica?
Hoje essa é a técnica mais moderna para realização de procedimentos pouco invasivos na região do tórax.
A cirurgia robótica é realizada através de pequenos orifícios de 8mm realizados na parede torácica do paciente, através dos quais são introduzidos pinças cirúrgicas e uma câmera, tudo conectado à plataforma robótica. Os movimentos das pinças e da câmera, por sua vez, são efetuados com o auxílio de braços robóticos comandados pelo cirurgião torácico.
Em resumo, o médico cirurgião fica sentado em um console, comandando as pinças robóticas. Os movimentos também são filtrados, de modo a evitar tremores e permitir que as incisões sejam cada vez menores, além de mais seguras e eficientes para o tratamento do paciente.
Sobre o Médico
Dr.
Ricardo Terra
O Dr. Ricardo Terra é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Torácica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Completou mestrado pela Harvard University e doutorado e livre-docência pela Faculdade de Medicina da USP.
O atendimento humanizado, o respeito à individualidade de cada paciente e a empatia estão entre os pilares de atuação do Dr. Ricardo dentro da medicina oncológica.