Tabagismo e câncer de pulmão: Entenda a relação
O tabagismo e o câncer de pulmão estão mais entrelaçados do que você imagina.
Apesar de não ser a única causa para o surgimento dessa doença, o tabagismo pode ser considerado como o principal motivador para o desenvolvimento do tumor.
Essa incidência é demonstrada através de números, visto que aproximadamente 80% das mortes por câncer de pulmão são causadas pelo cigarro.
Quer saber mais sobre o assunto? Nesse artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas que muitos pacientes têm sobre a relação existente entre o tabagismo e o câncer de pulmão. Siga a leitura!
Tabagismo e câncer de pulmão: qual é a relação?
Afinal, qual o motivo que faz com que o cigarro esteja tão relacionado ao câncer de pulmão?
Na composição do tabaco, é possível encontrar aproximadamente 60 substâncias cancerígenas que se dividem em três grupos principais: hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, aminas aromáticas e nitrosaminas, sendo essas últimas diretamente ligadas com a nicotina.
Apesar da nicotina não ser configurada como uma substância diretamente causadora de câncer, ela contribui com o processo de surgimento do tumor.
Isso ocorre pelo fato de desempenhar o papel de intermediária de macromoléculas pela sua nitrosação, o que resulta na formação das nitrosaminas, substâncias cancerígenas presentes na fumaça do tabaco.
Além disso, a nicotina conta com uma propriedade de angiogênese (ou formação de novos vasos através de vasos já existentes), fator que facilita que células cancerosas se proliferem e se espalhem, chegando até o pulmão.
Dessa forma, podemos concluir que o tabaco desencadeia o desenvolvimento do câncer do pulmão através da dinâmica entre nicotina e seus receptores sobre células epiteliais que futuramente se tornarão cancerígenas.
A dependência física e psicológica que a nicotina traz para o paciente também é um fator que acelera o surgimento do câncer de pulmão.
Afinal, quanto mais cigarros fumados, mais substâncias cancerígenas e nitrosaminas se desenvolvem no organismo.
Além do câncer de pulmão, outros tumores podem ser originados pelo tabagismo, como: câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto e câncer de traquéia.
Procure acompanhamento médico
O tabagismo é considerado uma doença. Para evitar o desenvolvimento do câncer de pulmão ou outras complicações originadas pelo cigarro, é fundamental que você mude seus hábitos de vida, optando por uma rotina mais saudável.
Além disso, é muito importante que você conte com o auxílio de um médico e realize exames periódicos.
Vale ressaltar que um diagnóstico precoce de câncer de pulmão pode ser providencial para o sucesso do tratamento.
Dessa forma, estar em dia com sua rotina clínica, fazendo exames como a tomografia de tórax anual (recomendada especialmente para tabagistas e ex-tabagistas), é fundamental para monitorar o estado de seu pulmão e identificar a presença de células que possam se desenvolver para um câncer.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com o Dr. Ricardo Terra especialista em cirurgias torácicas e saúde do pulmão, para marcar sua consulta.