Tumores de Mediastino podem afetar outros órgãos?
Os tumores de mediastino são crescimentos anormais no mediastino, região do tórax que delimita a divisão entre os dois pulmões. As causas para o surgimento dessa condição costumam variar, dependendo da idade do paciente e principalmente da área que a massa se desenvolveu.
No entanto, quando falamos desse assunto, muitas pessoas acreditam que esse tumor se desenvolve apenas na região do mediastino. O que poucos pacientes sabem é que existe a possibilidade desse crescimento anormal se espalhar para outros órgãos do nosso corpo.
Nesse artigo, vamos explicar como os tumores de mediastino podem migrar para outros órgãos de nosso organismo. Siga a leitura e saiba mais!
Tumores de mediastino: podem acometer outros órgãos?
Sim, um tumor de mediastino pode se desenvolver e acometer outros órgãos. Um ponto muito importante que devemos levar em consideração é que essa região localizada no nosso tórax encontra-se próxima de diversas estruturas vitais para o desenvolvimento pleno de nossas funções vitais.
O tumor de mediastino surge atrás do osso esterno (meio do tórax), no espaço que existe entre os dois pulmões. Ou seja, ele cresce em uma região muito próxima de órgãos como timo, tireóide intratorácica, gânglios mediastinais, coração e grandes vasos, esôfago e coluna.
Considerando essa proximidade existente entre o mediastino e os órgãos localizados ao seu redor, podemos concluir que o tumor pode se direcionar para outras estruturas, acometendo-as.
Como é feito o diagnóstico?
Para realizar o diagnóstico adequado, o paciente deve procurar um especialista, que ao checar seus exames observa e avalia o caso de acordo com a sua condição.
A suspeita tem início em avaliações de rotina, como por exemplo um raio-x de tórax em um check-up médico. Contudo para a identificação do quadro clínico, é necessário passar por uma checagem completa.
Em alguns casos há a necessidade da biópsia por agulha guiada, porém essa biópsia não é indicada em todos os quadros, pois há a possibilidade de que não haja condições para a punção.
Confira abaixo os exames mais comuns para o diagnóstico de tumores de mediastino:
- Tomografia computadorizada (TC);
- Exames de sangue;
- Ultrassom;
- Biópsia por agulha ou aspiração ou biópsia por agulha guiada por TC;
- Raio-x do tórax;
- Ressonância magnética (RM) do tórax;
- Esofagoscopia;
- Broncoscopia;
- Mediastinoscopia com biópsia.
No geral, um tumor de mediastino não apresenta sintomas em sua fase inicial. Apenas após seu desenvolvimento que ele, progressivamente, dá os primeiros indícios que ligam o alerta para o paciente procurar por um especialista.
Normalmente, esses sintomas são:
- Dor torácica;
- Sensação de peso no corpo;
- Tosse seca;
- Dificuldade respiratória;
- Aumento no volume da região cervical (pescoço);
- Dificuldade de engolir alimentos;
- Infecção pulmonar de repetição.
As causas para o desenvolvimento de um tumor de mediastino vão depender diretamente da região em que o crescimento anormal surgiu. Confira abaixo:
Mediastino anterior (frontal)
- Linfoma:
- Timoma e cisto tímico;
- Células germinativas;
- Massa tireoidiana mediastinal.
Mediastino médio
- Cisto broncogênico: Este é um crescimento benigno com origens respiratórias;
- Linfadenopatia mediastinal;
- Tumores traqueais;
- Tumores esofágicos;
- Anormalidades esofágicas;
- Anormalidades vasculares.
Mediastino posterior (costas)
- Tumores neurogênicos;
- Linfadenopatia;
- Hematopoiese extramedular;
- Cisto neuroentérico;
- Anormalidades paravertebrais;
- Anormalidades vasculares.
Procure o auxílio de um profissional
Se o paciente não tratar um quadro de tumor de mediastino da forma adequada, a condição pode trazer riscos consideráveis para a saúde.
Além disso, o tumor também pode crescer e acometer outros órgãos, como o coração e outras estruturas vitais para nosso organismo.
Considerando esses fatos, é fundamental que você mantenha uma rotina regular de visitas a um pneumologista e realize periodicamente exames de imagem para evitar o desenvolvimento do problema.
Lembre-se: apenas um especialista terá a expertise necessária para acompanhar sua saúde pulmonar, identificando problemas, indicando os melhores tratamentos possíveis e, se for o caso, recomendando o encaminhamento para um cirurgião torácico. Tudo isso de maneira individualizada, considerando o seu histórico clínico.
O Dr. Ricardo Terra, especialista em cirurgia torácica, conta com a experiência ideal para te auxiliar. Restou alguma dúvida sobre o tumor mediastino ou sobre qualquer assunto relacionado?