Câncer de Pulmão: Tem cura? Quais os Tratamentos?
Conteúdo atualizado em Setembro de 2024
Afinal de contas, o câncer de pulmão tem cura?
Presente entre as 10 doenças mais comuns no Brasil entre as 20 que mais matam no país, o tumor maligno é assunto de profunda atenção e cuidados.
Inclusive, quando nos questionamos sobre se essa enfermidade, que afeta cerca de 2,1 milhões de pessoas no mundo, é passível de tratamento.
Você deve imaginar que, assim como ocorre com boa parte das condições, o câncer de pulmão é uma patologia com possibilidade de cura e muito disso tem a ver com o estágio de estágio em que se encontra no momento do diagnóstico.
Mas não vamos nos antecipar porque há muito a ser dito sobre o assunto. Confira, nos tópicos abaixo, mais sobre os tipos de tratamento contra essa neoplasia maligna!
Câncer de pulmão tem cura?
Dois fatores principais influenciam no potencial de recuperação contra o câncer de pulmão:
- o estágio da doença no momento do diagnóstico e no início do tratamento;
- a resposta de cada paciente.
Idealmente, os tumores nos estágios I e II da enfermidade são aqueles que ainda não se espalharam para outras partes do corpo. Nesse tipo de situação, a expectativa de cura gira em torno de até 70%.
Além disso, o tratamento mais utilizado em ambos os estágios consiste na remoção cirúrgica do tumor.
Em estágios mais avançados, como o estágio III, o tratamento envolve a combinação de quimio e radioterapia e uma eventual intervenção cirúrgica. Hoje em dia, novas tecnologias têm apontado para a constante evolução do procedimento. É o caso da cirurgia robótica, que auxilia os cirurgiões com mais precisão e segurança nas técnicas aplicadas.
Nesse tipo de procedimento, que pode ser utilizado nos estágios iniciais e intermediários do câncer de pulmão, o médico controla as ações do robô por meio de um console. Este método torna a intervenção menos invasiva e dolorosa, oferece mais precisão e, geralmente, um tempo de recuperação menor para o paciente.
Por isso, há sim a possibilidade de curar o câncer de pulmão. No entanto, deve-se ter atenção e cuidado redobrados para obter um diagnóstico ágil e preciso. É isso que contribui ativamente para aumentar o índice de recuperação dos pacientes. Ainda assim, é preciso manter um acompanhamento após o sucesso do tratamento, para verificar as chances de reincidência.
Quais os tratamentos para câncer de pulmão?
Embora existam as alternativas mais populares de tratamento, também alertamos para as individualidades de cada caso.
São elas que vão nortear os médicos para avaliações mais precisas e alinhadas às necessidades de cada pessoa E, para isso, esses especialistas levam em considerações fatores diversos, como:
- a extensão da doença — se está presente somente no órgão ou se também está presente em gânglios regionais ou mesmo em diferentes partes além do pulmão;
- condição atual do paciente, bem como a existência de enfermidades preexistentes;
- tipo histológico — que é a linhagem da célula que dá origem ao tumor.
Com base nisso, a equipe médica vai trabalhar nas melhores abordagens para o tratamento. Além da quimio e da radioterapia, as intervenções cirúrgicas fazem parte do repertório de meios para reforçar o potencial do tratamento.
Quer saber mais sobre câncer de pulmão e cirurgia torácica? Acompanhe o Dr. Ricardo Terra no Instagram e também no Youtube.
O que fazer para combater o câncer de pulmão?
Por meio da prevenção, principalmente, que consiste em evitar maus hábitos (como o tabagismo — grande responsável pelo câncer de pulmão) é possível reduzir a estatística de incidência da doença.
Um bom acompanhamento médico faz a diferença, também. Afinal de contas, esse pode ser um caminho providencial para o diagnóstico precoce e para aumentar as chances de cura durante o tratamento. Por isso, vale a pena consultar-se com especialistas periodicamente.
Médico para Câncer de Pulmão | Especialista em Cirurgia Torácica
Caso você queira saber mais sobre o assunto e entender como funciona o diagnóstico, o tratamento e as técnicas aplicadas contra o câncer de pulmão,
entre em contato e agende uma consulta!
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando alguma suspeita de câncer de pulmão, conheça o Dr. Ricardo Terra, cirurgião torácico que enfatiza a importância do atendimento humanizado e do diagnóstico precoce para garantir o melhor tratamento possível, sendo especialista em cirurgia torácica e referência no Brasil e no exterior.
Continue acompanhando o nosso blog para obter informações valiosas sobre cuidados, dicas de prevenção e novidades no tratamento de problemas relacionados.