Conheça os tipos de câncer de pulmão
Um diagnóstico de câncer de pulmão pode ser chocante, mas existem diversos tratamentos que podem colaborar para a recuperação do paciente e/ou melhora de quadros específicos da doença.
É por isso que é tão importante saber mais sobre os tipos de câncer de pulmão.
Separamos neste artigo as principais informações a respeito de cada tipo de câncer nesta região. Continue a leitura para entender mais.
Quais são os tipos de câncer de pulmão?
O câncer de pulmão se divide em dois grupos principais, o de pequenas células e o de não pequenas células. Assim como os demais órgãos do corpo, o pulmão é composto por células. A ocorrência de uma disfunção celular origina o câncer.
No grupo de não pequenas células ainda há uma subdivisão em outros três subtipos principais: adenocarcinoma, carcinoma espinocelular e carcinoma de grandes células.
O câncer de pequenas células têm menores índices de incidência, cerca de 15% dos casos. Seu desenvolvimento, na maioria das vezes, está associado com o tabagismo. Ele começa nos brônquios, mas possui um crescimento rápido e logo se espalha para outras partes do corpo.
Vamos entender um pouco mais sobre cada um dos tipos de câncer de pulmão:
Câncer de pulmão de não pequenas células
É considerado o tipo de câncer de pulmão mais comum, 85% dos diagnósticos são para esse tipo.
- Adenocarcinoma: Ele é o mais comum entre os três, sua origem acontece nas células responsáveis pelo revestimento dos alvéolos e da produção de muco. Em comparação aos outros, sua progressão é mais lenta e acontece mais em pessoas que não fumam.
- Carcinoma espinocelular: Tem início nas células achatadas (epidermoides) que revestem internamente as vias aéreas. Sua principal causa está associada ao tabagismo.
- Carcinoma de grandes células (indiferenciado): Pode surgir em qualquer parte do pulmão. Sua tendência é crescer e se espalhar rapidamente dificultando o tratamento.
Ainda é possível identificar outros dois subtipos de câncer de pulmão de não pequenas células, o carcinoma adenoescamoso e o carcinoma sarcomatoide, porém são menos comuns.
Câncer de pulmão de pequenas células
Devido ao seu rápido desenvolvimento, dificilmente é descoberto em fase inicial. Na maioria dos casos é diagnosticado já em fase de metástase.
Além desses, considerados os principais, existem outros tipos de câncer de pulmão que podem se desenvolver:
- Tumores carcinóides do pulmão;
- Outros tumores pulmonares;
- Metástases pulmonares.
A importância dos exames de investigação
Muitas pessoas não têm o hábito de fazer consultas de rotina, porém, os exames preventivos possuem grande importância. A detecção de um câncer se dá a partir de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos. Como em um raio-x, uma tomografia, etc.
Com o diagnóstico positivo para câncer, o tratamento será avaliado entre o paciente e o médico. Será feito um planejamento multidisciplinar a partir do tipo de câncer encontrado.
Entre as opções de tratamento, a cirurgia ainda é a mais indicada para o controle da doença quando em fase inicial. Alguns dos tratamentos incluem:
- Segmentectomia e ressecção em cunha;
- Lobectomia;
- Pneumectomia;
- Quimioterapia;
- Radioterapia;
- Terapia-alvo.
Cuide da sua saúde!
Os cuidados com sua saúde devem fazer parte da rotina. Consultas médicas não devem ser negligenciadas até que algum sintoma surja. A identificação precoce de um câncer pode favorecer o tratamento e os resultados futuros. Esse alerta fica para todos, mas principalmente para aqueles que possuem histórico da doença na família.
Quer saber mais sobre a saúde do seu pulmão? Acesse a
Central Educativa e encontre outros artigos da área.